sexta-feira, 5 de abril de 2013

Empresas de sete estados são vencedoras no MPE Brasil




Empreendimentos da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo estão entre as vencedoras do MPE Brasil 2012 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. A cerimônia de reconhecimento homenageou as melhores práticas de gestão em oito categorias (Agronegócio, Comércio, Educação, Indústria, Saúde, Serviços, Tecnologia da Informação e Turismo), além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.
Pelo foco na produção sustentável e eficiente do café, a Fazenda dos Patos, de Serra do Salitre (MG), venceu a categoria Agronegócio. Reconhecida pela capacidade de criar e comercializar produtos inéditos de moda feminina, a Cheville, de Salvador (BA), foi homenageada em Comércio. O engajamento nos cursos tecnológicos oferecidos garantiu à Escola Caminho do Saber, de Caxias do Sul (RS), a vitória na categoria Educação. A Termobrás, de Carazinho (RS), declarada ganhadora como Indústria, mostrou diferencial ao agregar qualidade, praticidade e uso de novas tecnologias a seus produtos.
Investimentos em marketing e ações de relacionamento levaram o Laboratório Vida, de Videira (SC), a alcançar o primeiro lugar na categoria Saúde; assim como os rígidos critérios de qualidade e a melhoria nos processos industriais, renderam à empresa Tecnoambi, de Caxias do Sul (RS), o troféu em Serviços. Pautada nos fundamentos de Excelência em Gestão, a Bios Computadores, de Catanduva (SP), foi reconhecida em Tecnologia da Informação; enquanto o Hotel Villa Oeste, de Mossoró (RN), eleita na categoria Turismo, foi homenageada pela referencia em serviços de hospitalidade.
Oferecendo um conjunto de ações sociais à comunidade, considerando ainda a redução de impactos ambientais como negócio, a CBC Ambiental, de Bauru (SP), foi Destaque em Responsabilidade Social durante a premiação. Eleita Destaque em Inovação, a empresa Oníria Produtora de Software, de Londrina (PR), ganhou autonomia e competitividade no exterior ao reestruturar os negócios, a fim de atender ao mercado corporativo. 
O MPE Brasil é realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A solenidade de premiação, na noite da última quinta-feira, 04, contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, do presidente do Conselho Superior do MBC, Élcio Aníbal de Lucca, do diretor da entidade, Erik Camarano, do presidente do Conselho Curador da FNQ, Wilson Ferreira Jr., além do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter.
O MPE Brasil
O prêmio funciona como mais um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras na busca pela excelência, reconhecendo iniciativas de empresários que investem em conceitos e práticas de gestão. Para participar, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, uma metodologia de avaliação padronizada nacionalmente para a premiação, utilizando critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), desenvolvido pela FNQ. Ao final do processo, as candidatas receberão relatório de diagnóstico da gestão, com pontos fortes e oportunidades de melhoria.

Fonte: MBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário