quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Coopnatural: Compromisso com o meio ambiente garante exportação para 11 países




Trabalhar o cooperativismo com competência e inovação do produto aliado à Certificação Orgânica. Essa é a receita de sucesso da Coopnatural, cooperativa de Campina Grande que trabalha a Moda Ecológica produzindo peças de algodão colorido orgânico. No mercado há sete anos a Coopnatural é pioneira no trabalho com algodão orgânico na Paraíba.

A idéia de montar uma cooperativa que trabalhasse o algodão ecologicamente correto surgiu a partir da visita de um grupo de empresários e profissionais ligados a indústria têxtil a Feira Nacional da Indústria Têxtil. Eles buscavam algo inovador na área então procuraram a Embrapa e foram apresentados ao algodão colorido, que fez um enorme sucesso na feira.

A Coopnatural surgiu em 2003, a princípio como um consórcio exportador, um ano depois se tornou uma cooperativa. Trabalhando desde o plantio do algodão colorido até a produção dos fios que formarão as peças, a cooperativa produz vestuário masculino, feminino, infantil, acessórios, brinquedos, bolsas, calçados além de brindes coorporativos. Todas as peças possuem design próprio e seguem tendências de mercado. O acabamento primoroso e com alta qualidade chama a atenção dos consumidores.

A cooperativa possui uma produção mensal de cerca de 6.000 peças e trabalha com 29 cooperados, 12 colaboradores e ainda mais de 800 pessoas envolvidas direta e indiretamente. Os produtos já são comercializados em 20 estados brasileiros e participaram de eventos como o Fashion Rio e Encontro da Moda.

As peças produzidas ganharam o mundo e hoje estão presentes em países como Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Dinamarca, Austrália, Japão e Coréia do Sul.

Sustentabilidade – O algodão convencional é altamente poluidor, já o orgânico não agride o meio ambiente pois não são utilizados agrotóxicos durante o seu cultivo, além disso, ele já nasce colorido não sendo utilizado nem uma espécie de tingimento. Todos os retalhos de tecidos que seriam descartados na natureza, são transformados em bichinhos e bonecas.

“Nós usamos e difundimos o algodão orgânico, pelos benefícios que ele oferece ao planeta, também valorizamos o artesanato local, transformando o nosso produto final em algo antenado com as inovações globais, mas ligado ás origens”, afirma Maysa Gadelha, presidente da Coopnatural.

Fonte: Ascom - Sebrae/PB

Um comentário:

  1. Ola, tenho grande interesse neste produto, possuo uma confeção de roupas e uniformes empresariais. Por favorEntrem em contato comigo , obrigada!

    ResponderExcluir