sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

MPE Brasil - Avaliadores Paraibanos realizam verificação em empresas brasileiras


Os profissionais ajudam de forma voluntária no processo de seleção dos finalistas nas etapas estadual e nacional do prêmio

Cinco avaliadores voluntários paraibanos realizam verificação pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em empresas brasileiras inscritas no MPE Brasil – prêmio de estímulo a competitividade das micro e pequenas empresas. Em um ano, o número de avaliadores paraibanos na etapa nacional passou de três para seis profissionais, em um crescimento da presença do Estado no número de voluntários aptos pela FNQ, MBC e Sebrae.
Segundo Cláudia Pereira, gestora na Paraíba do Prêmio MPE Brasil, a avaliação tem como foco a gestão das micro e pequenas empresas. São analisados os oito critérios do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ contextualizados à realidade dos pequenos negócios. Entre estes pontos, estão os relacionados à liderança; estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.
Todos os avaliadores participaram do curso de formação do Prêmio MPE Brasil e são capacitados nos fundamentos de pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; cultura de inovação; liderança; orientação por processos e informações; visão de futuro; geração de valor; valorização de pessoas; conhecimento sobre o cliente e o mercado; desenvolvimento de parcerias, responsabilidade social e Inovação.
Jailson Ribeiro de Oliveira, avaliador há mais de oito anos das etapas estaduais e nacionais da Paraíba, salienta que o treinamento envolve todas as etapas do processo de avaliação e oportuniza aos voluntários as condições de exercer as atribuições de um avaliador do prêmio, que vão muito além da visita. “O prêmio avalia as empresas candidatas por meio de um questionário de auto-avaliação com base no MEG’’ conta Jailson.

Os avaliadores, Aurélia Acunã, Jailson Ribeiro, Maurício Guimarães, Sérgio Maciel e Tiago Nunes, junto a profissionais de outras regiões, realizam a visita a empresas para verificação dos aspectos de gestão apontados pelos candidatos durante a inscrição. Com base no resultado destas visitas, serão selecionados os empreendimentos vencedores da etapa estadual do Prêmio MPE que concorrerão à etapa nacional do Ciclo 2011.
Prêmio MPE Brasil – é um reconhecimento estadual e nacional às micro e pequenas empresas que promovem o aumento da qualidade, produtividade e competitividade pela disseminação de conceitos e práticas de gestão.

Fonte: Ascom/Sebrae-pb

Nenhum comentário:

Postar um comentário