sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Empresária triplica número de lojas e de funcionários em cinco anos de trabalho



Investimento no funcionário e na satisfação do cliente foram as estratégias usadas pela proprietária da farmácia Roval, uma das vencedoras do Prêmio MPE 2011

Manipular substâncias químicas, produzir medicamentos e gerir seu próprio negócio. Foi com essas ideias que a farmacêutica Elisângela Gomes dos Anjos, uma pernambucana que se apaixonou pela Paraíba, começou a se tornar uma empreendedora. Ainda não era de fato, mas o sonho já existia e estava guardado para ser concretizado, assim que estivesse preparada para o desafio.

Apesar de trabalhar na área farmacêutica desde 1999, foi em 2006 que ela viu seu sonho começar a se tornar real. Tornou-se sócia e administradora da farmácia de manipulação Roval, em João Pessoa. Saiu de Recife rumo à Capital paraibana para ser dona do seu próprio negócio e colocar em prática o que já vinha preparando para seu futuro. “Não foi fácil e continua não sendo conciliar o trabalho de empresária, com o papel de mãe, esposa e dona de casa. O desafio era grande, mas o desejo de fazer o meu próprio negócio crescer era maior”, diz a empresária.
Quando Elisângela assumiu a farmácia em João Pessoa, no início de 2007, a Roval contava apenas com a loja matriz, no Centro, 14 funcionários e várias dificuldades, inclusive financeiras. “Tive autonomia para gerir os negócios do meu jeito. Eu já vinha me preparando, fazendo cursos de gestão e, apesar dos vários obstáculos, sabia que tinha capacidade de crescer”, lembra Elisângela.
Um ano depois, a Roval abriu sua primeira filial em um shopping. Em 2009, reestruturou o sistema de televendas e montou um bem estruturado call center. No ano passado, inaugurou sua segunda filial, na avenida Epitácio Pessoa. Hoje, são três lojas, o call Center e 40 funcionários. Um cenário bem diferente do encontrado cinco anos atrás.
Um dos reconhecimentos pelo esforço da empreendedora foi o Prêmio MPE Brasil 2011, na etapa estadual. A Roval foi a vencedora na categoria comércio. Mais quatro empresas foram premiadas nas categorias serviços, turismo, educação e agronegócio. Foram mais de mil empresas inscritas no Estado. A premiação nacional acontecerá no final do ano.
“Meu ramo de trabalho lida com a saúde das pessoas e por isso temos que ter atenção redobrada. Mesmo com todas as regras, leis e exigências que temos que seguir pelas agências reguladoras, enxergamos nisso a oportunidade de fazer melhor”, destacou Elisangela.
Investimento no funcionário e na satisfação do cliente
Para a empresária, o sucesso do seu empreendimento está sustentado em dois pilares: investimento no funcionário e satisfação do cliente. “Sempre tive em mente que a gente chega aonde nossa equipe quer chegar. Por isso, sempre investi no colaborador, oferecendo benefícios, cursos e motivando. Isso reflete na satisfação do nosso cliente”, explica. Como gestora, ela conta que o primordial para ter sucesso é conhecer bem seu próprio negócio e estar sempre buscando oportunidades no mercado, com ética e seriedade. Para Elisângela, com essas estratégias, o seu produto final ganha mais qualidade.
Dentre as consultorias que ela implantou em sua empresa, ela destaca o projeto “Agentes Locais de Inovação” (ALI), realizado pelo Sebrae e que oferece soluções e estratégias aos empresários. “Em 2010, a empresa foi atendida pelo ALI e tivemos muitos subsídios para implantarmos nosso planejamento estratégico do ano seguinte. Também em 2010 participei de uma oficina gerencial no Sebrae que me ajudou a perceber que estávamos no caminho certo de crescimento”, completa.
Sustentabilidade e projetos sociais
Elisângela Gomes destaca que seu grande desafio atualmente é crescer sustentavelmente, mantendo a conquistada estabilidade e o padrão de qualidade. Mas como as novas ideias da empresária se mantém sempre em movimento e ela não perde a mania de querer transformá-las em ações estratégicas, em 2012, a sua meta é investir em projetos sociais, com benefícios para seus funcionários e a comunidade.
“Vamos trabalhar esse ano na atenção à saúde, com benefícios sem custos para a sociedade em geral. O que será exatamente? Ainda não posso falar, mas posso garantir que já estamos colocando em prática e o nosso foco já está traçado”, completa a empreendedora.

Fonte: Ascom/PB

Um comentário:

  1. Parabéns a Roval. Aqui no Ceará nossa empresa, Laboratório Dr. Klaus Magno, de Aracati, venceu o MPE Brasil 2011, nas categorias serviços de saúde e responsabilidade social, com 2730 inscritos. Desejamos boa sorte a todas as empresas nordestinas na etapa nacional em 23 de março de 2012.

    ResponderExcluir