segunda-feira, 9 de abril de 2012

MPE Brasil abre inscrições para o Ciclo 2012


As inscrições foram abertas na última segunda-feira (2). Podem participar empresas com mais de um ano no mercado e que faturam até R$ 3,6 milhões


Empresas paraibanas que investem em conceitos e práticas de gestão, valorizam ideias e difundem valores como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade já podem ser inscrever para o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2012. As inscrições, que começaram na última segunda-feira (2) e segue até 14 de setembro, podem ser feitas pela internet ou nas agências do Sebrae em todo o Estado.

Promovido pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o prêmio reconhece os melhores modelos de gestão do país em oito categoria. Na última edição da premiação, mais de 32 mil empresas se inscreveram. A Paraíba contou com 1.072 inscritos e, pela primeira vez, o estado conseguiu chegar a etapa nacional da premiação e levar o prêmio na categoria Comércio, com a farmácia de manipulação Roval.

De acordo com a gestora estadual do Prêmio MPE Brasil e analista do Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, a premiação da Roval, em nível nacional, representou um grande marco na história das micro e pequenas empresas paraibanas. “A Paraíba foi reconhecida com o melhor e mais eficiente modelo de gestão na categoria Comércio. É uma grande responsabilidade para o Estado, somos vitrine para outras MPEs de todo o Brasil”, disse.

Cláudia Pereira destacou a crescente participação de empresas fora do eixo sul-sudeste no prêmio. “Nos anos anteriores, os vencedores estavam concentrados nas regiões sul e sudeste. Este ano a Paraíba e outros estados no Nordeste venceram na etapa nacional, isso representa um passo muito importante para empresas da região”, ressaltou.

Podem participar da premiação, empresas que tenham receita bruta anual de até R$ 3,6 milhões e pelo menos um ano fiscal. O prêmio reconhece as empresas em oito categorias (indústria, serviços, comércio, educação, saúde, TI, turismo e agronegócio), além dos Destaques de Responsabilidade Social e Inovação. As candidatas concorrem, num primeiro momento, com outras empresas de seus Estados. Todas as vencedoras participam automaticamente da etapa nacional da premiação, com organizações de todo o Brasil.

As empresas que querem participar da premiação devem preencher um questionário de autoavaliação, baseado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) disseminado pela FNQ. A avaliação é composta por perguntas sobre temas relacionados à gestão, como missão e visão, atendimento ao cliente, padrões de trabalho, produtividade e inovação. Após análise, as organizações recebem um relatório de diagnóstico, com pontos fortes e oportunidades de melhoria do negócio.

Se premiada, a empresa pode utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e ser reconhecida como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios da excelência mundiais. Caso vença a etapa estadual, participa ainda do evento de reconhecimento nacional, além do seminário para MPE em Brasília, no primeiro trimestre de 2012.

As inscrições para participar do MPE Brasil são gratuitas e podem ser feitas no site www.premiompe.sebrae.com.br.

Fonte: Ascom/Sebrae-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário