sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PERFIL DA JKZ ALIMENTOS - “Pretendemos levar o Açaíto a no mínimo 10 das 14 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014”




Quem vê nas prateleiras dos 600 pontos de venda, entre padarias, lanchonetes, mercadinhos e hiper mercados, o “Açaíto” e a “Granola da Boa” não imagina a trajetória de luta e a capacidade de se reerguer dos empreendedores que, em plena Paraíba, acreditaram no sabor e saúde do fruto paraense.

Aos treze anos de idade, Saulo Cazé da Silva, teve a oportunidade pela escola de ir jogar basquete nos Estados Unidos. Para conseguir o dinheiro fabricava sorvete caseiro e vendia na escola e no trabalho da mãe. Na ausência do filho, a mãe assumiu a produção. José Cazé da Silva, pai de Saulo, acreditou no produto, saiu do emprego e investiu na criação da “Sorveline Sorvetes Finos”.

As dificuldades apareceram e a empresa foi vendida. Todos os pontos de venda foram fechados, exceto um localizado no bairro do Bessa. A família teve que se desfazer dos imóveis restando apenas a casa onde moravam. Na lanchonete, pastel e caldo de cana foram incluídos no cardápio até que José Cazé conheceu o açaí. Na própria casa o empreendedor processava e envasava o suco e o creme. Em seguida, desenvolveu um rótulo com o nome Açaíto e informações sobre a fruta, logo estavam fornecendo para padarias e lojas de conveniência.

Cerca de quatro anos depois o empresário vendeu a lanchonete, juntou algumas economias e montou em um galpão em Cabedelo o que hoje é a JKZ Alimentos. "Na época, conseguimos o registro do Ministério da Agricultura, o certificado da Anvisa, a tabela nutricional e o código de barras para o produto", relembra Saulo. Com essa medida o produto passou a ser comercializado nos mais diversos comércios de alimentos do Estado. Atualmente a empresa conta com representações em Campina Grande, Sousa e Patos na Paraíba, além de Recife/PE, Natal/RN e Juazeiro do Norte/CE.

O sucesso do Açaíto se estendeu aos demais produtos como a Granola da Boa, um alimento à base de cereais e rico em fibras. Para atender a demanda crescente, a fábrica tem excedido toda sua capacidade de produção e atua com turnos extras. A partir da contratação de consultorias especializadas, a indústria pretende melhorar a padronização dos processos, a gestão financeira, de produção e comercialização.

E como no dicionário sucesso só vem depois de trabalho, a empresa começa agora a colher os frutos de tanto esforço. Em 27 de dezembro de 2010 adquiriam um galpão com o dobro da capacidade e mais dois terrenos ao lado. Todo esse investimento será determinante para a conquista de mais uma meta: “pretendemos levar o Açaíto a no mínimo 10 das 14 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014”. Para isso, torcida e consumidores não devem faltar!

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