quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Profissionalização do ambiente rural torna fazenda Mimoso um modelo de negócios




Fazenda Mimoso tem trabalho de excelência em controle higiênico e zootécnico

Com uma produção leiteira de 220 litros de leite ao dia a Fazenda Mimoso, localizada na cidade de Paulista, Sertão paraibano, foi uma das nove empresas que chegou a semifinal do Prêmio MPE Brasil 2010 na Paraíba. Com uma estrutura que prima pelo seguimento às normas higiênicas e controle zootécnico de seu rebanho o empreendimento rural foi destaque por sua eficiência.

Escoando toda a sua produção para queijarias da Região, a Fazenda Mimoso também trabalha com a venda de gado. “Vendemos os bezerros machos e ficamos com 20% das fêmeas nascidas, já que esse é o índice recomendável para mantimento de nossa cadeia produtiva”, comentou a empresária Maria de Fátima Linhares.

Participante do reconhecido Projeto de Bovinocultura, o Fazenda Eficiente, que é desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, o negócio foi o escolhido para ser a unidade demonstrativa, ou seja, quando outros Estados, países, instituições, vem até o Estado conhecer o Projeto é na Fazenda Mimoso que podem ver todos os processos.

O controle zootécnico é feito por especialistas e consultores, e a fazenda também faz inseminação artificial para o melhoramento genético da raça criada. Maria de Fátima conta as visitas do Vaca Móvel e do Rufião, unidades móveis de controle de qualidade do leite e de melhoramento genético, que passa pela Fazenda frequentemente.

Além da empresária, a Fazenda Mimoso é tocada por seus dois filhos e apenas um vaqueiro. Toda a ordenha das vacas leiteiras é feita de forma mecânica.

Fonte: Ascom - Sebrae/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário