sábado, 22 de janeiro de 2011

Produção consciente




Empresa sertaneja concilia responsabilidade sócio-ambiental com alta produtividade


No sertão paraibano, uma empresa familiar conseguiu conciliar automação dos processos produtivos com responsabilidade sócio-ambiental. Há apenas quatro anos em plena atividade, a Macário Injetados e Embalagens Ltda (Vó Mina)., comemora a expansão da marca e se orgulha de fabricar produtos 100% recicláveis.

Com clientes espalhados pelos Estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, a indústria produz mensalmente 3.600 dúzias de vassouras, em diversos modelos, 3.500 dúzias de rodos e cerca de 18 mil quilos de macarrão para cadeiras de balanço. O mais incrível é que apesar dos números elevados, apenas 17 funcionários atuam na empresa.

"O que torna tudo isso possível é o treinamento dado aos funcionários faz com que todos saibam desenvolver qualquer atividade na empresa. Se o responsável pela fabricação do macarrão em PVC faltar, o que atua com vassouras pode substituí-lo, pois, conhecem todos os aspectos produtivos", explica Leonardo Teodoro, proprietário da empresa.

Para conquistar também esse público interno, formado pelos colaboradores, o empresário revela que mantém um pomar de cultivo orgânico no entorno da fábrica. O adubo utilizado na plantação é desenvolvido a partir de resíduos orgânicos e pó de madeira. Já o sistema de irrigação capta a água das chuvas, por meio de calhas instaladas nas extremidades do telhado da fábrica. As frutas produzidas servem para sucos e para o consumo dos funcionários na hora do lanche servido pela empresa diariamente.

Outro diferencial consiste na gestão participativa, Leonardo afirma que "todas as ações são tomadas em conjunto com os funcionários". Essa medida facilita na tomada de decisões e melhorias nos processos produtivos. Alie-se a isso o layout funcional aplicado no setor da produção e foco na busca pela qualidade.

Sustentabilidade - Mesmo para quem produz vassouras, o trabalho de "varrer" os resíduos de uma indústria e o lixo gerado pelos processos de produção não é fácil. Entretanto, para Leonardo Teodoro, mesmo com toda dificuldade a Macário conseguiu tornar o sonho possível.

Todos os anos a empresa deixa de jogar no meio ambiente mais de oito mil quilos de resíduos, por meio de um forte trabalho de reciclagem. Além dos seus resíduos plásticos, a indústria Macário recicla de outras empresas da região. O pó de madeira e resíduos orgâncios são trasnformados em adubo orgânico e os papelões são enviados a outra empresa recicladora. Ou seja, 90% de tudo que é feito na empresa é também reciclado e reutilizádo de forma sustentável.

Fonte: Ascom- Sebrae/PB

3 comentários:

  1. Preciso do telefone da vó Mina,



    Sou fabricante de cadeiras e estou procurando o telefone dessa empresa pela internet e nao acho, quem tiver o telefone publique que eu pegarei..

    Aggradeço. SAndro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou fabricante de molas se tiver algum interesse estou a disposição ! Daivith - 11- 97267-4310 WhatsApp

      Excluir
    2. Sou fabricante de molas se tiver algum interesse estou a disposição ! Daivith - 11- 97267-4310 WhatsApp

      Excluir