quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fazenda vence prêmio por trabalho de excelência em controle higiênico e zootécnico




MPE Brasil elegeu cinco empresas paraibanas com as melhores práticas de qualidade em 2011 o empreendimento rural do Sertão foi um dos vencedores

Com uma produção leiteira de 220 litros ao dia a Fazenda Mimoso, localizada na cidade de Paulista, Sertão paraibano, foi uma das vencedoras da edição 2011 do Prêmio MPE Brasil no Estado. O empreendimento rural venceu na categoria Agronegócios, dividindo o pódio com outras quatro empresas campeãs das categorias Comércio e Serviços. A Fazenda Mimoso representará Paraíba na etapa nacional do Prêmio onde serão avaliadas todas as empresas vencedoras estaduais. Em 2011 o MPE Brasil teve mais de mil inscritos.

“O Prêmio é um reconhecimento de nossos esforços, meu e dos meus filhos que me ajudam nessa luta diária. Devemos muito ao Projeto Fazenda Eficiente, desenvolvido pelo Sebrae, que trouxe muita informação e apoio para nosso negócio. Somos a unidade demonstrativa e quando outros países, instituições vem conhecer o Projeto é na Mimoso que podem acompanhar todos os processos”, comentou Fátima Linhares, dona do empreendimento.

Escoando toda a sua produção para queijarias da Região, a Fazenda Mimoso também trabalha com a venda de gado. “Vendemos os bezerros machos e ficamos com 20% das fêmeas nascidas, já que esse é o índice recomendável para mantimento de nossa cadeia produtiva”, comentou a empresária.

O controle zootécnico é feito por especialistas e consultores, e a fazenda também faz inseminação artificial para o melhoramento genético da raça criada. Maria de Fátima conta com as visitas do ‘Vaca Móvel’ e do ‘Rufião’, unidades móveis de controle de qualidade do leite e de melhoramento genético, que passa pela Fazenda frequentemente. Além da empresária, a Fazenda Mimoso é tocada por seus dois filhos e apenas um vaqueiro. Toda a ordenha das vacas leiteiras é feita de forma mecânica.

A Fazenda Mimoso em 2010 ficou entre as nove empresas que chegaram a semifinal do Prêmio MPE Brasil, também na etapa Estadual. Com uma estrutura que prima pelo seguimento às normas higiênicas e controle zootécnico de seu rebanho na oportunidade o empreendimento rural foi destaque por sua eficiência.

Fonte: Ascom/Sebrae

Nenhum comentário:

Postar um comentário