terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um bálsamo no mercado farmacêutico




Considerado um mercado de alto risco e muita competitividade o segmento farmacêutico demanda investimentos em uma gestão arrojada com foco na qualidade e inovação permanente. Neste cenário, a Farmácia Dilecta desponta como um diferencial na produção e comercialização de medicamentos manipulados. São nove anos de atuação, com duas lojas na capital paraibana, 30 colaboradores dos quais cinco são farmacêuticos e uma carteira de 5 mil clientes.

Entre as ações que estimularam o crescimento da empresa para se tornar um referencial no setor, a fundadora e farmacêutica Célia Maria Buzzo, destaca a participação em projetos voltados para a inovação em produtos, processos e gestão nas micro e pequenas empresas, tais como o Agentes Locais de Inovação (ALI)e o Sebraetec. “Investimos em equipamentos modernos, com baixo consumo de energia, modificamos a rede de computadores que influenciaram na melhoria dos processos de produção. Criamos também, um layout inovador, sem o balcão tradicional, que permitiu um atendimento mais humanizado”, explica Célia.

Humanização tem sido a palavra de ordem desde a inauguração da empresa. Para isso, a Dilecta investe na fidelização dos clientes com um grande mix de produtos, orçamentos por e-mail, fax ou telefone e manipulação de medicamentos de urgência em até 1 hora. O público interno também tem desfrutado dessa filosofia. Com a realização da pesquisa de clima organizacional e desenvolvimento das competências, com consultorias e cursos para os colaboradores, tornam possível a realização de uma gestão participativa.

O próximo passo da Dilecta será o lançamento de uma linha de cosméticos de tratamentos, como uma extensão da farmácia, produzido em escala industrial por uma empresa terceirizada e que poderá ser comercializado em diversos pontos comerciais inclusive outras farmácias. Sobre as previsões de crescimento Célia afirma: “não tive medo, cheguei sem conhecer a cidade, os médicos e tipos de substâncias que costumavam prescrever. Rompi todas as barreiras. Agora percebemos um grande nicho de mercado a ser explorado e estamos confiantes do sucesso”, enfatiza Célia

Fonte: Ascom - SEBRAE/PB

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