segunda-feira, 14 de junho de 2010

SEBE INTERNACIONAL - SEGUNDO DIA (manhã)


O segundo dia do 18º Seminário Internacional em Busca da Excelência (Sebe) começou com a divulgação dos resultados de duas pesquisas: Ética nas Relações Empresariais, realizada com micro e pequenas empresas, e Ética Empresarial, com “Maiores e Melhores” empresas, segundo o ranking da Revista Exame.

Ambas as pesquisas foram iniciativa do Comitê de Ética Empresarial da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, sendo que a primeira, com micro e pequenas empresas, teve o apoio do Sebrae Nacional e foi conduzida pelo Senac/RS. O intuito desta pesquisa quantitativa foi o de fazer um primeiro mapeamento e entender melhor o papel que a ética ocupa nessa esfera em um cenário nacional.

José Paulo Rosa, diretor regional do Senac/RS, mostrou que ainda existe um longo processo pela frente para a formalização do setor, mas foi otimista nas perspectivas, já que as MPEs reconhecem a importância e o retorno da ética nos negócios, e mostram interesse em investir em uma área para tratar especificamente deste tema.

A outra pesquisa, com presidentes e diretores de 25 das 500 empresas classificadas como Maiores e Melhores do País pela Revista Exame em 2009, teve o apoio do SENAI/DN e foi conduzida pelo Ibope. Neste caso, por se tratar de uma pesquisa qualitativa, o objetivo era aprofundar o tema e entender o que pensam os líderes empresariais do País sobre a Ética nos negócios.

Nelsom Marangoni, CEO do ibope Inteligência, mostrou que a maioria das empresas não possui uma área específica para tratar da Ética, elas têm apenas um Comitê que reúne integrantes de diversas áreas. Porém, Marangoni acredita que se trata de uma fase de transição e que o setor de Compliance será mandatório no sentido de aumentar a competitividade das empresas nacionais. Há uma tendência bastante positiva, já que os dirigentes se orgulham das conquistas nessa área e afirmam colher frutos por este empenho

Fonte: FNQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário