quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Profissionalização do ambiente rural torna fazenda Mimoso um modelo de negócios




Fazenda Mimoso tem trabalho de excelência em controle higiênico e zootécnico

Com uma produção leiteira de 220 litros de leite ao dia a Fazenda Mimoso, localizada na cidade de Paulista, Sertão paraibano, foi uma das nove empresas que chegou a semifinal do Prêmio MPE Brasil 2010 na Paraíba. Com uma estrutura que prima pelo seguimento às normas higiênicas e controle zootécnico de seu rebanho o empreendimento rural foi destaque por sua eficiência.

Escoando toda a sua produção para queijarias da Região, a Fazenda Mimoso também trabalha com a venda de gado. “Vendemos os bezerros machos e ficamos com 20% das fêmeas nascidas, já que esse é o índice recomendável para mantimento de nossa cadeia produtiva”, comentou a empresária Maria de Fátima Linhares.

Participante do reconhecido Projeto de Bovinocultura, o Fazenda Eficiente, que é desenvolvido pelo Sebrae Paraíba, o negócio foi o escolhido para ser a unidade demonstrativa, ou seja, quando outros Estados, países, instituições, vem até o Estado conhecer o Projeto é na Fazenda Mimoso que podem ver todos os processos.

O controle zootécnico é feito por especialistas e consultores, e a fazenda também faz inseminação artificial para o melhoramento genético da raça criada. Maria de Fátima conta as visitas do Vaca Móvel e do Rufião, unidades móveis de controle de qualidade do leite e de melhoramento genético, que passa pela Fazenda frequentemente.

Além da empresária, a Fazenda Mimoso é tocada por seus dois filhos e apenas um vaqueiro. Toda a ordenha das vacas leiteiras é feita de forma mecânica.

Fonte: Ascom - Sebrae/PB

sábado, 22 de janeiro de 2011

Produção consciente




Empresa sertaneja concilia responsabilidade sócio-ambiental com alta produtividade


No sertão paraibano, uma empresa familiar conseguiu conciliar automação dos processos produtivos com responsabilidade sócio-ambiental. Há apenas quatro anos em plena atividade, a Macário Injetados e Embalagens Ltda (Vó Mina)., comemora a expansão da marca e se orgulha de fabricar produtos 100% recicláveis.

Com clientes espalhados pelos Estados de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba, a indústria produz mensalmente 3.600 dúzias de vassouras, em diversos modelos, 3.500 dúzias de rodos e cerca de 18 mil quilos de macarrão para cadeiras de balanço. O mais incrível é que apesar dos números elevados, apenas 17 funcionários atuam na empresa.

"O que torna tudo isso possível é o treinamento dado aos funcionários faz com que todos saibam desenvolver qualquer atividade na empresa. Se o responsável pela fabricação do macarrão em PVC faltar, o que atua com vassouras pode substituí-lo, pois, conhecem todos os aspectos produtivos", explica Leonardo Teodoro, proprietário da empresa.

Para conquistar também esse público interno, formado pelos colaboradores, o empresário revela que mantém um pomar de cultivo orgânico no entorno da fábrica. O adubo utilizado na plantação é desenvolvido a partir de resíduos orgânicos e pó de madeira. Já o sistema de irrigação capta a água das chuvas, por meio de calhas instaladas nas extremidades do telhado da fábrica. As frutas produzidas servem para sucos e para o consumo dos funcionários na hora do lanche servido pela empresa diariamente.

Outro diferencial consiste na gestão participativa, Leonardo afirma que "todas as ações são tomadas em conjunto com os funcionários". Essa medida facilita na tomada de decisões e melhorias nos processos produtivos. Alie-se a isso o layout funcional aplicado no setor da produção e foco na busca pela qualidade.

Sustentabilidade - Mesmo para quem produz vassouras, o trabalho de "varrer" os resíduos de uma indústria e o lixo gerado pelos processos de produção não é fácil. Entretanto, para Leonardo Teodoro, mesmo com toda dificuldade a Macário conseguiu tornar o sonho possível.

Todos os anos a empresa deixa de jogar no meio ambiente mais de oito mil quilos de resíduos, por meio de um forte trabalho de reciclagem. Além dos seus resíduos plásticos, a indústria Macário recicla de outras empresas da região. O pó de madeira e resíduos orgâncios são trasnformados em adubo orgânico e os papelões são enviados a outra empresa recicladora. Ou seja, 90% de tudo que é feito na empresa é também reciclado e reutilizádo de forma sustentável.

Fonte: Ascom- Sebrae/PB

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

PERFIL DA JKZ ALIMENTOS - “Pretendemos levar o Açaíto a no mínimo 10 das 14 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014”




Quem vê nas prateleiras dos 600 pontos de venda, entre padarias, lanchonetes, mercadinhos e hiper mercados, o “Açaíto” e a “Granola da Boa” não imagina a trajetória de luta e a capacidade de se reerguer dos empreendedores que, em plena Paraíba, acreditaram no sabor e saúde do fruto paraense.

Aos treze anos de idade, Saulo Cazé da Silva, teve a oportunidade pela escola de ir jogar basquete nos Estados Unidos. Para conseguir o dinheiro fabricava sorvete caseiro e vendia na escola e no trabalho da mãe. Na ausência do filho, a mãe assumiu a produção. José Cazé da Silva, pai de Saulo, acreditou no produto, saiu do emprego e investiu na criação da “Sorveline Sorvetes Finos”.

As dificuldades apareceram e a empresa foi vendida. Todos os pontos de venda foram fechados, exceto um localizado no bairro do Bessa. A família teve que se desfazer dos imóveis restando apenas a casa onde moravam. Na lanchonete, pastel e caldo de cana foram incluídos no cardápio até que José Cazé conheceu o açaí. Na própria casa o empreendedor processava e envasava o suco e o creme. Em seguida, desenvolveu um rótulo com o nome Açaíto e informações sobre a fruta, logo estavam fornecendo para padarias e lojas de conveniência.

Cerca de quatro anos depois o empresário vendeu a lanchonete, juntou algumas economias e montou em um galpão em Cabedelo o que hoje é a JKZ Alimentos. "Na época, conseguimos o registro do Ministério da Agricultura, o certificado da Anvisa, a tabela nutricional e o código de barras para o produto", relembra Saulo. Com essa medida o produto passou a ser comercializado nos mais diversos comércios de alimentos do Estado. Atualmente a empresa conta com representações em Campina Grande, Sousa e Patos na Paraíba, além de Recife/PE, Natal/RN e Juazeiro do Norte/CE.

O sucesso do Açaíto se estendeu aos demais produtos como a Granola da Boa, um alimento à base de cereais e rico em fibras. Para atender a demanda crescente, a fábrica tem excedido toda sua capacidade de produção e atua com turnos extras. A partir da contratação de consultorias especializadas, a indústria pretende melhorar a padronização dos processos, a gestão financeira, de produção e comercialização.

E como no dicionário sucesso só vem depois de trabalho, a empresa começa agora a colher os frutos de tanto esforço. Em 27 de dezembro de 2010 adquiriam um galpão com o dobro da capacidade e mais dois terrenos ao lado. Todo esse investimento será determinante para a conquista de mais uma meta: “pretendemos levar o Açaíto a no mínimo 10 das 14 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014”. Para isso, torcida e consumidores não devem faltar!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

MMARTAN - "Acreditávamos na marca e a marca acreditou em nós"



Oriunda de uma família de comerciantes, Sarah Albuquerque tinha o empreendedorismo correndo nas veias e o sonho de ter o seu próprio negócio. Em 2007 os planos da jovem saíram do papel e se transformaram na primeira franquia de lojas da rede de confecção para cama, mesa e banho MMartan, em João Pessoa.

Segundo a empresária a oportunidade veio com a abertura da marca para franquias. “Acreditávamos na marca e a marca acreditou em nós, fomos os primeiros franquiados da MMartan”. A partir daí, Sarah se deparou com um desafio ainda maior: lidar com obras, seleção e treinamento da equipe.

Encontrar pessoas que estivessem dispostas a assumir o compromisso com a empresa não foi uma tarefa das mais fáceis para a empreendedora. Entretanto, com o corpo de funcionários formado, a MMartan ofereceu um treinamento inicial aos colaboradores. A aprendizagem permanente tem sido uma das políticas que a empresária adotou para a empresa, investindo cotidianamente em capacitação e atualização tanto para a ela quanto para os colaboradores.

No último ano, o mercado teve um crescimento muito favorável pois a empresa pressentiu a oportunidade de ampliar o atendimento na maré dos bons negócios. Em julho, foi inaugurada a segunda loja da MMartan na Paraíba, em Campina Grande, consolidando ainda mais a marca no mercado.

Diferente da maioria das marcas voltadas para os produtos de cama, mesa e banho, a MMartan possui uma ampla cartela de produtos com qualidade reconhecida, estampas exclusivas, com quatro coleções anuais que acompanham as estações do ano. A menina dos olhos da empresa tem sido a linha Casa Moisés, recém adquirida marca carioca e agregada ao leque de produtos da empresa. Trata-se de uma linha confeccionada em algodão egípcio acima de 250 fios.

A loja oferece ainda a Linha Gourmet voltada para o público que gosta de ousar na cozinha, com aventais, jogos americanos e toalhas. Tem também uma série de produtos aromatizantes, roupões e sabonetes líquidos da Linha Casa. O carro chefe da empresa ainda são os jogos de cama. A MMartan se destaca no mercado por apresentar coleções para todos os tamanhos de cama, desde a solteiro até o tamanho king sise, com tramas que vão até mil fios do mais puro algodão.

Com toda essa qualidade e com a vocação empreendedora da proprietária, o resultado só poderia ser o destaque no Prêmio MPE Brasil ciclo 2010 na qual a MMartan foi finalista. Para os que estão começando a empresária Sarah Albuquerque dá a dica: “Antes de tudo procure descobrir se é realmente o que você quer, pois é necessário muita dedicação e amor ao que faz. Não adianta pensar só nos lucros, mas se realmente você está disposto a abrir mão de um sábado ou domingo, desmarcar a praia com os amigos para atender aos negócios”, explica Sarah.

Fonte: Ascom - SEBRAE/PB

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A REALIZA EMPREENDIMENTOS TEM COMO FOCO A REALIZAÇÃO DOS SONHOS DOS CLIENTES



A empresária Rúbia Valéria, após trabalhar dez anos numa empresa de gerenciamento e comercialização de imóveis, enxergou uma oportunidade de negócios no ramo imobiliário, e por meio de uma parceria com esta empresa, surgiu a Realiza Empreendimentos Imobiliárias, uma empresa focada na realização dos sonhos dos clientes e não só na venda de imóveis.

Em apenas três anos de funcionamento, a Realiza já conquistou respeito e espaço de destaque no ramo imobiliário paraibano, já tem mais de três mil clientes ativos e atua em 10 cidades da Paraíba e no município de Glória do Goitá, em Pernambuco.

Para Rúbia, a maior conquista da empresa tem sido o relacionamento com o cliente. “Com a criação da Realiza, conseguimos praticamente esgotar os problemas que havia com os clientes, pois focamos nossas ações na realização de sonhos e não na venda de imóveis. Prova disto é que a maior parte dos empreendimentos atuais estão sendo executados a partir da demanda do mercado. .


Em Santa Rita e Bayeux, cidades que lideram o número de empreendimentos da Realiza, estão sendo criados mais dois loteamentos abertos com 150 lotes cada um, fruto da grande procura dos clientes pelo primeiro lançamento desta categoria pela empresa na região, que vendeu rapidamente 400 lotes. Outra região de crescimento, segundo a empresária tem sido o bairro do Geisel, em João Pessoa, e um dos fatores é o acesso a financiamentos por meio de cartas de crédito com todos os bancos. “Trabalhar pensando sempre na satisfação do cliente, oferecendo sempre qualidade, e a demanda crescente, tem ajudado a nossa empresa a crescer e conquistar mais mercado”, concluiu Rúbia Valéria.

Fonte: ASCOM - SEBRAE/PB

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Qualidade é algo que devemos buscar sempre: World Games, finalista do MPE Brasil 2010



Há 13 anos o cearense Elder Victor de Lima acreditou no potencial do mercado paraibano e lançou sua primeira loja especializada em suprimentos para informática e vídeo games. Com o desafio de se tornar uma referência no segmento e consolidar a marca World Games, Elder precisou trabalhar duro e implantar um aplicativo que se tornou decisivo nas conquistas atuais: a busca constante pela qualidade.

Uma década depois, a World Games contabiliza os resultados. Atualmente conta com três lojas em João Pessoa, uma em Guarabira e uma em Patos, atendendo ao mercado de varejo, com qualidade e inovação. Além disso, o empresário visualizou um novo nicho de mercado que foi o serviço de assistência técnica tanto na parte de informática, quanto para vídeo games. O serviço logo se tornou o grande diferencial da empresa e quatro lojas foram criadas só para o socorro técnico.

Segundo Elder Victor, ao aplicar as sugestões do relatório de feedback recebido pela participação no Prêmio MPE Brasil 2009, a empresa agregou melhorias que resultaram em crescimento. “Qualidade é algo que devemos buscar sempre, com o pensamento de que nunca atingiremos por completo, sempre haverá onde melhorar”, afirma Victor.

Neste processo de crescimento, a busca por novos mercados foi outro fator determinante para o sucesso, há oito meses a World Games passou a atender também o mercado corporativo. Setores de comercialização e distribuição separados do atendimento à pessoa física foram instalados e tornaram mais ágeis os processos de entrega. Atualmente a empresa atende empresas de todos os portes no Estado, inclusive o setor público.

Fonte: Ascom - SEBRAE/PB

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um bálsamo no mercado farmacêutico




Considerado um mercado de alto risco e muita competitividade o segmento farmacêutico demanda investimentos em uma gestão arrojada com foco na qualidade e inovação permanente. Neste cenário, a Farmácia Dilecta desponta como um diferencial na produção e comercialização de medicamentos manipulados. São nove anos de atuação, com duas lojas na capital paraibana, 30 colaboradores dos quais cinco são farmacêuticos e uma carteira de 5 mil clientes.

Entre as ações que estimularam o crescimento da empresa para se tornar um referencial no setor, a fundadora e farmacêutica Célia Maria Buzzo, destaca a participação em projetos voltados para a inovação em produtos, processos e gestão nas micro e pequenas empresas, tais como o Agentes Locais de Inovação (ALI)e o Sebraetec. “Investimos em equipamentos modernos, com baixo consumo de energia, modificamos a rede de computadores que influenciaram na melhoria dos processos de produção. Criamos também, um layout inovador, sem o balcão tradicional, que permitiu um atendimento mais humanizado”, explica Célia.

Humanização tem sido a palavra de ordem desde a inauguração da empresa. Para isso, a Dilecta investe na fidelização dos clientes com um grande mix de produtos, orçamentos por e-mail, fax ou telefone e manipulação de medicamentos de urgência em até 1 hora. O público interno também tem desfrutado dessa filosofia. Com a realização da pesquisa de clima organizacional e desenvolvimento das competências, com consultorias e cursos para os colaboradores, tornam possível a realização de uma gestão participativa.

O próximo passo da Dilecta será o lançamento de uma linha de cosméticos de tratamentos, como uma extensão da farmácia, produzido em escala industrial por uma empresa terceirizada e que poderá ser comercializado em diversos pontos comerciais inclusive outras farmácias. Sobre as previsões de crescimento Célia afirma: “não tive medo, cheguei sem conhecer a cidade, os médicos e tipos de substâncias que costumavam prescrever. Rompi todas as barreiras. Agora percebemos um grande nicho de mercado a ser explorado e estamos confiantes do sucesso”, enfatiza Célia

Fonte: Ascom - SEBRAE/PB